quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO



1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Unidade Escolar: EEB Nicolau Schoenberger
Componente Curricular: Ensino Religioso
Professora: Janete Ulrich Bachendorf
Série: 8ª Série


2. TEMA
A relação da Religião e o Ser Humano


3. JUSTIFICATIVA
O Ensino Religioso, como componente curricular integrante da Educação Básica, propõe ao educando a oportunidade do conhecimento, reflexão, interpretação e ou indagações na relação Religião e Ser Humano.  
A temática Religião e o Ser Humano representa a necessidade de buscar um maior conhecimento e compreensão sobre a intensa influencia que a Religião exerce em nossa vida, o seu objetivo primordial é relaciona-se com todas as crenças, considerando a ética, o respeito e a valorização de todas e de qualquer tipo e ou, a intensa influencia da Religião em nossa vida, e formas religiosas, promovendo assim a diversidade do pluralismo cultural e religioso.   
O estudo ajudará no entendimento da Religião nas diversas abordagens, fenômenos, na constatação de onde há Ser Humano há celebração do dom da Vida e a presença de uma ou de outra forma a ligação com o transcendente.


4. OBJETIVO

4.1 OBJETIVO GERAL:
* Proporcionar aos educando a compreensão sobre sua origem, existência, seu relacionamento com a Religião, os fenômenos religiosos e o transcendente.
* Reconhecer a importância das diversas concepções de Religião, e tradições religiosas.
*Respeitar a importância da diversidade cultural religiosa.

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS:
* Identificar a origem do termo religião.
* Entender o significado da Religião na vida das pessoas.
* Conceituar o Ser Humano como um ser em constante construção/transformação.  
* Estimular o interesse pela investigação nos fenômenos religiosos.
* Reconhecer a importância das tradições orais e escritas.
* Identificar e respeitar as diferentes religiões.


5. CONTEÚDOS
O que vocês entendem por Religião?
O que significa a expressão Ser Humano?
Solicitar a realização de uma Resenha intitulada “A relação Religiosa na vida do Ser Humano”.
Propor uma pesquisa baseado nos seguintes itens:
* Nomenclatura da Religião, que pertence, ou porque não pertence.
* Relatar o motivo de pertencer a essa ou nenhuma Religião.
* Informar o criador, motivo, ou como essa Religião se formou.
* Descrever o que você sabe sobre Religião.
* Se você, ou alguém de sua família, amigo ou conhecido seu já participou de outra Religião? Socialize sua experiência.
* Qual é a identidade de sua Religião, sua função, as principais crenças, as diversidades, os costumes, as simbologias.
* Que tipo de diálogo mantém com as outras religiões.
* Qual é a concepção de pensamento sobre sociedade e mundo.
Exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos será realizada no quadro mural da biblioteca da escola.


6. METODOLOGIA
Questionamentos realizados pelo professor, sobre o tema “A relação Religião e o Ser Humano”.
* Que lhes vem à mente quando alguém pede a vocês o que é Religião?
* O que significa a palavra “religião”? De onde ela surgiu?
Após as respostas o professor deverá explicar que a palavra religião vem do termo latino religio que deu origem às concepções:
·        Reeligare (re-escolher) fazer seguidores.
·        Religare (re-ligar) tornar as pessoas mais religiosas.
·        Relegere (re-ler) reler os fenômenos religiosos.  
* O que significa a expressão Ser Humano?
Após o professor deverá conduzir a uma construção de conceito para a expressão Ser Humano, através de um dialogo, exemplificando que Ser Humano não haje por impulsos/instintos, mas analisa, interpreta com maturidade priorizando a harmonia, o bem estar coletivo, a paz, a justiça, a ética, fraternidade, respeito, ou seja, busca relações onde se complementa o bem estar de todos.
Prosseguido o professor solicita que se organizem em grupos de três alunos para escrever uma resenha intitulada “A relação Religiosa na vida do Ser Humano”.   
Para complementação o professor apresentará a proposta de um estudo adicional, onde cada aluno fará uma pesquisa contemplada nos seguintes itens: 
* Nomenclatura da Religião, que pertence, ou porque não pertence.
* Relatar o motivo de pertencer a essa ou nenhuma Religião.
* Informar o criador, motivo, ou como essa Religião se formou.
* Descrever o que você sabe sobre Religião.
* Se você, ou alguém de sua família, amigo ou conhecido seu já participou de outra Religião? Socialize sua experiência.
* Qual é a identidade de sua Religião, sua função, as principais crenças, as diversidades, os costumes, as simbologias.
* Que tipo de diálogo mantém com as outras religiões.
* Qual é a concepção de pensamento sobre sociedade e mundo.
Para a socialização dos conhecimentos se realizará através da exposição dos trabalhos no mural da biblioteca da escola.


7. AVALIAÇÃO
A avaliação se promoverá através da contribuição, participação, organização, compromisso e interesse do aluno pela aula e consideração com os colegas, bem como a pontualidade da entrega de trabalhos solicitados.

8. CRONOGRAMA
Uma aula


9. REFERÊNCIAS:
Proposta curricular de Santa Catarina BIANCA, Valmir et al.
Proposta curricular de Santa Catarina (Versão Preliminar) 1997
Santa Catarina. Secretaria de estado da Educação, Ciência Tecnologia Documento base de orientação Pedagógica/Administrativa: educação básica e profissional. Florianópolis 2005.
Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso Parâmetros Curriculares Nacionais.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário